Translate this Page

Rating: 3.2/5 (645 votos)



ONLINE
1





Partilhe esta Página

 


 

TREZE TÍLIAS
TREZE TÍLIAS

    Treze Tílias (Dreizehnlinden em alemão) se localiza no médio oeste da Santa & Bela Catarina, e está beirando seus oitenta anos de fundação. A região foi colonizada por imigrantes da região do Tirol Austríaco, que fugiam da grave crise econômica que atingiu toda a Europa após a Primeira Guerra Mundial. Para sair da crítica situação que se encontravam os austríacos do Tirol, o então Ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, imigrou para o Brasil, acompanhado de algumas famílias, a maioria do Tirol. Porém, imigrantes de outras regiões da Áustria também acompanharam o grupo de tiroleses.  

Thaler escolheu uma região, que fosse semelhante geograficamente ao Tirol, e foi assim que optou pelo local onde hoje se localiza Treze Tílias, é impressionante a semelhança.  

   O idioma alemão, oficial na Áustria, é falado com frequência entre os habitantes do município, notadamente o dialeto tirolês, assim como o dialeto alemão do Vorarlberg. Outro dialeto que os descendentes de alemães ainda conservam é o “hunsrückisch”, coisa rara hoje em dia até na Alemanha.

   A cultura tirolesa é preservada no dialeto, na arquitetura típica alpina, na culinária e nos grupos folclóricos de dança e canto, que animam as festas da cidade. A preservação dos costumes e tradições, assim como o modo de vida dos habitantes de Treze Tílias é que atrai turistas de todos os recantos do Brasil e europeus.

 ATRAÇÕES

 Águas Termais Vale das Tílias – Rodeado de muito verde, com cabanas, toboáguas, rampa, rio lento, bar molhado, piscina para adultos e crianças. Um belo local para a descontração. A fonte de água tem uma temperatura constante de 35º.

   Castelinho – Foi à residência de Andreas Thaler, foi construído em 1936 e nele morou até 1969, quando faleceu de maneira trágica. No início da municipalização de Treze Tílias, uma sala do castelinho foi utilizada como a sede administrativa da Prefeitura Municipal. Desde 13 de outubro de 2002 é sede do Museu Municipal Andreas Thaler.

   Cervejaria Bierbaum – Primeira micro-cervejaria do oeste catarinense, que utiliza o conceito europeu de produzir cervejas artesanais em ambientes que o público possa visualizar o processo de fabricação. Sua criação foi baseada no modelo “Brewpub”, com produção restrita ao consumo próprio, cerca de 1.500 litros/mês. Atualmente sua produção chega aos 20 mil litros/mês.

   Escultura em Madeira – Uma tradição mais que centenária do Tirol, é difícil uma família que não tenha um escultor em seu seio. Em Treze Tílias esta tradição foi preservada, vários e excelentes escultores oportunizam a compra de suas obras. A grande maioria dedica-se a obras sacras, e também a outros motivos, além de detalhes em portas e móveis.

   Parque Lindendorf – Além da boa culinária austríaca, os turistas são recebidos por peixes coloridos que vivem no lago do parque. Outro atrativo do parque é a minicidade, feita em base de concreto com 350 m2, e suas construções obedecem ao estilo tirolês, à principal característica de Treze Tílias. Todos os pequenos detalhes foram lembrados, desde a iluminação pública, praças, igreja, castelinho, prefeitura, o verde que cobre Treze Tílias e os rios que cortam a cidade.

   Parque dos Sonhos – A grande atração do parque é um labirinto formado por cerca viva. Há também um alambique de cachaça artesanal, fábrica de sorvete caseiro e venda de produtos coloniais. Apfelstrudel (torta de mação, é uma das casas mais antigas. Em novembro o parque promove a Festa do Sorvete - Speiseeisfest

 PASSEIOS

   A natureza privilegiada da região permite agradáveis passeios. Alguns lugares estão aptos a receberem turistas. Os locais ficam a uma distância média de 7 km do centro.

   Babemberg – Esta foi a primeira comum idade de Treze Tílias, onde se encontra a igreja mais antiga do povoado. A trilha Nossa Senhora Aparecida possui esculturas sacras ao ar livre.

   Lago Schaupenlehner – Possui restaurante, área para Jet-sky, pedalinhos e um local para pesca.   

   Linha Pinhal – É um local formado por descendentes de italianos, e a comunidade preserva as tradições de seus antepassados na arquitetura, na gastronomia e nos costumes. As cantinas oferecem produtos coloniais como queijos, doces, geléias e embutidos, para venda e degustação.

Trilha Johann Anrain – O destaque é a igrejinha de Maria Dreizenlinden. Do local se tem uma bela vista da cidade toda.

   Treze Tílias possui uma excelente rede hoteleira, onze opções a disposição do turista, onde encontrará desde um bom hotel com todo requinte dos melhores hotéis dos grandes centros, até casas residenciais que disponibilizam quartos para hospedes, com um tratamento que só se encontra na família.

   Não gaste dinheiro inda para a Áustria, vá para Treze Tílias - O Tirol Brasileiro

 

VIAGEM PARA TREZE TÍLIAS  

 

1º Dia: Saída de Curitiba em van com poltronas reclináveis, ar-condicionado, TV 19, DVD, rádio CD player com som ambiente. Cortesia, água mineral e refrigerante.  Hospedagem em hotel categoria turística, em apartamentos double standart, noite livre para jantar..

2º Dia: Após o café da manhã, saída para City Tour.

Visita aos principais pontos turísticos de Treze Tílias como também no comércio local, museu, igreja, praça, consulado austríaco, prefeitura, monumentos, malharias, adegas, produtos coloniais, lojas de artesanato, escultores em madeira e parques

3º Dia: Após o café da manhã, saída para compras no comércio local e lojas de artesanato. Após as compras, em torno das 15 horas retorno para Curitiba.

Nossos preços incluem: Transporte em van conforme descrito, hospedagem em hotel de categoria turística, em apartamentos double standart com ar condicionado quente/frio, TV, internet e café da manhã. Guia local acompanhante para city tour e compras.

Telefonemas, despesas extras com bebidas, lavanderia, lanches etc. são de caráter pessoal e devem ser pagas diretamente ao hotel.

Consultem nossos preços.

Parcelamos