UM DOS MELHORES DESTINOS NO BRASIL
Certa vez em uma matéria que escrevi sobre a Santa & Bela Catarina disse: Deus, quando desenhou o litoral brasileiro, começou pelo norte e ao chegar a Santa Catarina, estava com a mão direita cansada, e passou a desenhar com a mão esquerda, como não era canhoto, a Santa & Bela Catarina foi brindada com baias, enseadas, ilhas e penínsulas, tendo como fundo os contornos da Serra do Mar.
Mas, a Santa & Bela Catarina não é só litoral. Há uma diversidade histórica-cultural e turística, que fazem do estado um dos mais atrativos do Brasil.
São muitos os destinos, roteiros e programas, em todas as regiões, que durante o ano todo há sempre uma razão para visitar a Santa & Bela Catarina.
GRANDE FLORIANÓPOLIS
Florianópolis é a capital de melhor qualidade de vida do país. Tem mais de cem praias, onde há prática de desportes náuticos é bastante intensa. Sua vida noturna atrai gente de todas as idades, há de tudo para todos. Seus hotéis tem uma oferta de mais de 30 mil leitos. Em sua volta, a Grande Florianópolis, oportuniza o turista conhecer cidades de grande valor histórico-cultural como Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Pedro de Alcântara, onde se instalou uma das primeiras colônias de imigrantes alemães no Brasil, e a primeira (1829) em Santa Catarina.
COSTA VERDE
Balneário Camboriu é o mais atrativo balneário da região. Sua população fixa de cerca de 200 mil habitantes, no verão atinge a marca de quase um milhão. É o balneário que abriga, além de brasileiros, um grande número de argentinos, uruguaios, chilenos, paraguaios, bolivianos e até europeus. Possui uma das maiores redes hoteleiras do esta do, e a oferta gastronômica é farta.
Em Penha, município que fica há cerca de 30 km de Balneário Camboriu, é onde está instalado o Beto Carrero World, um dos maiores parques temáticos do mundo.
Navegantes abriga o Aeroporto Internacional de Navegantes, que é o alimentador de turistas que se deslocam para a maioria das cidades turísticas da região.
Um pouco mais ao sul de Balneário Camboriu, Itapema, Porto Belo e Bombinhas, reúnem mais de 50 praias com águas límpidas e transparentes e ideias para o mergulho. A região foi colonizadas por açorianos, o que dá um toque muito especial em sua maneira de falar, seus costumes, culinária e folclore.
CAMINHO DOS PRÍNCIPES
Joinville, a Manchester Catarinense, é a maior cidade e o maior polo industrial do estado. Tem forte influencia germânica, os hábitos, a culinária e os costumes trazidos pelos imigrantes estão fortemente marcados, notadamente nas casas em estilo enxaimel.
Joinville é conhecida internacionalmente pelo seu Festival de Dança, o município é sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única fora da Rússia.
São Francisco do Sul, onde há um porto, é considerada a terceira cidade mais velha do Brasil. Possui belíssimas praias, onde destacamos Enseada e o Balneário de Capri. A região ainda tem cidades como Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Campo Alegra, Rio Negrinho, Corupá, Itaiópolis e Mafra, onde predomina a colonização alemã seguida pela ucraniana e polonesa.
VALE EUROPEU
O sotaque germânico é facilmente notado pelo turista em Blumenau e Brusque, fruto da colonização alemã muito marcante em toda na região. Mas, alguns municípios como Nova Trento, Rodeio e Ascurra, a presença italiana é fruto de uma colonização de mais de cem anos.
A cultura é facilmente percebida através da culinária, arquitetura e as grandes festas típicas, entre as quais a Oktoberfest de Blumenau – segunda maior do mundo, assim como a Fenarreco em Brusque, uma festa genuinamente alemã.
O Vale Europeu é para o turista um grande centro de compras (roupas, artigos de cama, mesa e banho, cristais, porcelanas, calçados...), também oportuniza a prática do turismo de aventuras radicais – principalmente o rafting, muito praticado no Rio Itajai-Açu, entre Ibirama e Apiúna.
ENCANTOS DO SUL
A colonização italiana na região sul catarinense é bastante marcante. Mas, Garopaba, Laguna e Imbituba têm origem luso-açoriana, o que pode facilmente ser constatado pelo turista. Laguna, onde nasceu Anita Garibaldi, é uma cidade histórica, tem um conjunto de 600 prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Garopaba e Imbituva são balneários com lindas praias e um dos melhores locais para se observar as baleias-francas.
Também são cidades importantes Criciúma, importante polo cerâmico, e Tubarão com suas estâncias hidrominerais. As raízes italianas estão fortemente marcadas nos pequenos municípios do interior onde destacamos Urussanga, Nova Veneza e Orleans. Em Araranguá, o destaque é o Balneário de Morro dos Conventos.
SERRA CATARINENSE
É único lugar do Brasil onde neva todos os anos. Lages, Urubici, Bom Jardim da Serra e Urupema são municípios cercados por picos com altitudes de 2 mil metros. A Serra catarinense é o berço do turismo rural no Brasil, onde o turista encontra aconchegantes hotéis-fazenda, que se constituem em grande atração turística da região. A Serra do Rio do Rastro, onde a SC-438, liga o alto da serra ao litoral, é uma arrojada obra de engenharia que brinda o turista de cenários fantásticos.
VALE DO CONTESTADO
Conhecida pela Guerra do Contestado, a região tem em Curitibanos e Campos Novos como as primeiras cidades de um vasto território que avança em direção a Argentina. Portas de entrada da região, os municípios conservam todas as características da Serra Catarinense: planuras, pastoreio de gado e costumes campeiros.
Na região está localizada Treze Tílias, de colonização austríaca, que não parece uma cidade comum, e sim uma cidade saída de um conto de fadas. No roteiro ainda encontra o turista Fraiburgo (Capital Nacional da Maçã); Piratuba, importante estação de águas termais. Videira, Tangará e Pinheiro Preto, de colonização italiana vindos de Veneto, o turista encontra muito vinho, queijos e um rico folclore.
CAMINHOS DA FRONTEIRA – OESTE
A diversidade étnica e as belas paisagens naturais são características marcantes das regiões turísticas Grande Oeste e Caminhos da Fronteira - um vasto território que avança desde o Meio-Oeste catarinense até a fronteira com a Argentina.
A maior cidade da região é Chapecó, polo econômico do Grande Oeste. Os descendentes de italianos são maioria. Itapiranga, na fronteira com a Argentina, é terra de colonização alemã e orgulha-se de ter sediado a primeira Oktoberfest de Santa Catarina. Ao longo do Rio Uruguai, alguns municípios têm fontes hidrominerais: Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Quilombo e São João do Oeste. Cânions, quedas d’águas e corredeiras favorecem a prática de esportes radicais.
A AGÊNCIA PROJETA SUA VIAGEM PARA QUALQUER REGIÃO DE
SANTA CATARINA, AO SEU GOSTO, E COM A
ASSISTÊNCIA DE UM CONSULTOR ESPECIALIZADO